top of page

20 dicas (mais 1) para ter sucesso nos jogos do Xcape



Junte uma Equipa


Dica #1. Jogue com os seus amigos, família ou colegas de trabalho

Quanto mais em comum tiver com os seus colegas de jogo, maior será a probabilidade de sucesso! Aproveite esta oportunidade para reforçar ou criar novos laços com os outros.



Trabalhe em Equipa


dica #2. saiba quando pedir ajuda

Está a tentar resolver um puzzle há algum tempo e não consegue encontrar a solução...é altura de pedir ajuda aos seus companheiros de jogo! Assim certifica-se que nenhum pormenor é esquecido e duas cabeças sempre pensam melhor que uma. Pode ser também que um dos seus companheiros tenha aquele pedaço do puzzle que faltava para se resolver o mistério.


dica #3. Ouça os seus companheiros de jogo

Mantenha a mente aberta. O seu companheiro de jogo pode ter uma ideia meia maluca mas que até pode resultar ou mesmo uma que pensa não ir funcionar! ajude-o a tentar colocar a ideia em prática. Se resultar óptimo, caso contrário, só terá de tentar outras possibilidades!


Dica #4. COmunique com os seus companheiros

Comunicar é chave para o sucesso. O sucesso neste tipo de jogos depende muitas vezes na rapidez com que dois ou mais jogadores comunicam entre si para combinar as suas descobertas. Estas podem ser pormenores como uma chave e uma fechadura, um padrão que aparece em dois locais diferentes na sala ou um código que vai abrir a porta de saída.


dica #5. Dedique-se a partes da sala que não estão a ser vistas pelos seus companheiros de jogo

Deste modo a sua equipa poderá concentrar esforços em partes diferentes do jogo e resolver puzzles que tendem a ser esquecidos mas cuja solução será essencial para a solução do jogo.


dica #6. Não Fique preso num único puzzle ou enigma

O truque neste tipo de jogos é que todos se esforcem na resolução dos diversos desafios disponíveis. Por vezes, um determinado enigma pode ser de tal forma interessante que chama a atenção de todos os membros da equipa levando a que outros sejam negligenciados. Se não estiver a participar ativamente na solução de um desafio tente procurar outros enigmas que precisam de ser resolvidos!


Gestão dos itens durante os desafios


dica #7. Deixe as chaves utilizadas na fechadura respectiva

Uma chave quase nunca será usada mais de uma vez. Depois de utilizada deixe ficar a mesma na fechadura e assim evitar que seja utilizada novamente por si ou um dos seus companheiros de jogo. Se já tentou todas as alternativas e nada resultou, pode sempre tentar a tal chave.


dica #8 Separe os objectos À medida que são utilizados

Assim vai evitar que os seus companheiros percam tempo desnecessariamente. Pode também ajudar a encontrar alguma lógica nos objectos ainda não utilizados. Em algumas salas, objectos podem ser utilizados mais do que uma vez pelo que é bom saber também onde os encontrar de forma rápida.


dica #9. Mantenha as salas arrumadas

Evite desarrumar a sala em demasia. Assim vai ser mais fácil encontrar o que precisa


Compensa ser meticuloso


Tip #10. Procure em todos os cantos das salas de jogo

Para ter sucesso nestes jogos é essencial ser meticuloso enquanto procura as pistas. A solução para o seu enigma pode estar no local mais recôndito e insuspeito da sala.


dica #11. Dividir é conquistar quando se trata de procurar

No início de cada sala, crie diferentes secções e divida os seus companheiros pelas mesmas para que estes procurem objectos que podem ser importantes. Deste modo, irá assegurar-se que nenhum local é esquecido e evitar que o mesmo local seja revistado de forma repetida. Lembre-se que tempo é essencial!


dica #12. Siga as instruções do seu anfitrião.

Preste atenção à introdução e regras do responsável do jogo - pode ser que ele deixe escapar algumas dicas no início que lhe farão poupar tempo durante o jogo. O mesmo poderá acontecer durante o jogo pelo que toda a atenção é necessária.


dica #13. Procure por pistas durante o jogo

Durante o jogo, se sentir "emperrado", saiba que pode sempre recorrer à ajuda dos seus anfitriões. Principalmente para quem se está a iniciar todas as dicas serão bem vindas!


Resolva os enigmas de forma eficiente


dica #14. Saiba o que ignorar

Com a experiência vai perceber que as salas terão muitas vezes objectos ou dicas cujo único propósito é a distração!


Número aleatórios escritos em livros ou peças de mobília, Tomadas eléctricas ou objectos no tecto são raramente relevantes e podem tornar-se perigosos se os tentar manusear.


dica #15 Por vezes nem todas as letras / números são necessários

Se sabe os 3 primeiros números de um cadeado com 4 dígitos é mais fácil e rápido tentar todas as combinações do último número que tentar descobrir qual pode ser este. Se estiver a tentar decifrar um puzzle de palavras, pode também tentar utilizar palavras que fazem sentido no contexto - se tem um M e um A, porque não tentar MAGIA


Dicas gerais



dica #16. Não use força excessiva

Partir algo, mesmo sem querer, é mau tanto para o jogo como para os seus jogadores pois terá um impacto imediato na sua funcionalidade, segurança e sequência dos enigmas, podendo levar mesmo à sua interrupção imediata. É importante que não tente forçar portas ou retirar objectos da parede que estejam firmemente presos. Evite subir a peças de mobília ou tocar no teto pois pode ser perigoso.

Estes jogos são para ser divertidos sem exigir grande esforço físico pelo que na dúvida não arrisque.


dica #17. O Álcool não faz parte neste jogos

Estes jogos têm muito mais piada quando são jogados sem álcool. Vai precisar de toda a sua capacidade de concentração para resolver os enigmas, tomar decisões rápidas e comunicar com a sua equipa. Depois do jogo pode sempre celebrar com os seus companheiros de jogo. Mas não abuse!


Dica #18. Mantenha o foco no objectivo final


Resolver os enigmas mais pequenos é importante mas não se esqueça do objectivo final, do contexto global que lhe permite perceber quais os passos que tem de tomar, em que ordem. Vai-lhe permitir poupar tempo precioso.


dica #19.Menos é mais

Lembre-se que este tipo de jogos destina-se a uma população geral ampla pelo que não é preciso ter conhecimentos prévios em engenharia, matemática para resolver os enigmas. vai ver que a solução é normalmente muito simples!


dica #20 traga um relógio de pulso

Um relógio é provavelmente o único objecto que vai poder levar consigo para o jogo. Com ele vai poder manter-se a par do tempo que falta até o fim do jogo ou usar a luz para espreitar um canto mais escondido da sala ou um cadeado localizado numa zona mais obscura.


dica #21. Não se preocupe se não ganhar - o que conta é participar.

Embora o objectivo final seja escapar das salas, divertir-se a resolver os enigmas, colaborar com os seus companheiros de jogo e fazer o caminho pode ser muito mais gratificante do que simplesmente "correr" para terminar o jogo.


667 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page