• Xcape

Salas de fuga - O Norte está à tua espera!

Atualizado: 18 de jul.

És aficionado por salas de fuga? Certamente já conheces a maioria das salas no Porto e talvez em Lisboa mas sabias das que existem a Norte da cidade do Porto? E porque não uma ‘road trip’ pelas melhores da zona norte?


Ou... ainda não conheces o conceito? Não faz mal, nós pomos-te a par de tudo!


Continua a ler este artigo... se ainda não estás viciado em ‘escape rooms’, é bem provável que fiques! E que comeces já a planear a tal ‘road trip’! Ora lê😊




‘Escape rooms’: o conceito


As ‘escape rooms’ / salas de fuga são um fenómeno extremamente popular um pouco por todo o Mundo, principalmente no Japão, EUA e partes muito significativas da Europa. Em Portugal também não são uma tendência assim tão nova, com salas essencialmente nas grandes cidades mas também espalhadas pelo país.


Entrar numa ‘escape room’ é quase como participar num jogo de aventura "na vida real". Os participantes estão fechados num compartimento e têm tempo limite (normalmente uma hora) para decifrar um enigma e escapar do espaço fechado. Para conseguirem levar a cabo este propósito, vão encontrando pistas que permitem cumprir os desafios e vencer o jogo – que é como quem diz: encontrar a chave que abre a última porta do compartimento.


Já estás em pânico? Não fiques. O jogo está feito para te divertires, duvidamos que fiques preso na sala para sempre! 😊 Mas o ideal é mesmo puxares pelo cérebro e seres rápido. Todo o tempo é precioso e o relógio começa a contar assim que a porta se fecha! 😊


As salas de fuga têm vindo a tornar-se espaços de lazer por excelência. Esta passou a ser uma forma diferente de viver momentos importantes e divertidos em grupo: desde festas de aniversário a eventos de Natal das empresas ou apenas uma tarde bem passada com a família e os amigos. É uma boa forma de estimular a capacidade de raciocínio, em contexto de diversão e, ao mesmo tempo, apelar ao gosto pelo ‘trabalho’ em equipa. No fundo, é um jogo que permite aliar a vertente lúdica à educativa. Desta forma, é também um bom pretexto para tirar os miúdos de casa, caso tenhas filhos.


Uma escapadinha para escapar 😊


Como dissemos no início, o objetivo primordial deste texto é falar-te de algumas salas de fuga da zona norte para quem pretende descobrir o que há “acima do Porto” (incluindo algumas em Espanha).


Vamos mesmo tratar isto como uma ‘road trip’ de ‘escape rooms’ ou, em bom português, um roteiro de salas de fuga. E já que vais percorrer cidades diferentes neste périplo queremos que alimentes o corpo e a alma antes de te lançares à aventura.


Por isso mesmo, deixamos também algumas opções de restaurantes e alojamentos para que seja uma ‘road trip’ inesquecível.


4escape... começas em Famalicão!


Para os mais assustadiços, atenção a esta casa assombrada cheia de espíritos malignos! 😊 “The Bride” é o nome da sala de fuga do 4escape, em Famalicão. Uma história sinistra em que o objetivo é resolver os enigmas de forma a tentares escapar antes de ficares sobre o controlo da noiva. A única maneira de venceres o mal é estares em sintonia perfeita com os teus companheiros de equipa! E mais não dizemos. Deixamos-te descobrir esta sala fantástica!


Se esta experiência te deixou com apetite e quiseres aproveitar para conhecer melhor Famalicão, aqui ficam algumas sugestões de restaurantes na cidade.




Segue até Guimarães... para um Escape Game! (Ou três)


Escolhe a sala onde queres entrar e siga o jogo! Tens o Museu, a Cripta ou o Sequestro à escolha:


Museu: Vais com os teus amigos visitar um museu mas... tranca-se a porta e começa uma corrida contra o tempo! Tens 60 minutos para desvendar mistério atrás de mistério! E dizem os rumores que, uma vez que lá ficam fechados, os turistas nunca mais voltam a ser vistos!


Cripta: Grupo de amigos curioso que tu tens! Agora decidiram investigar uma cripta fechada há anos e com acesso vedado depois de serem ouvidos horríveis sons satânicos. A última pessoa a entrar foi um padre... e nunca mais voltou a sair. Vais querer enfrentar o que quer que seja que manteve o padre dentro da cripta?


Sequestro: Já imaginaste ser sequestrado por um grupo de terroristas? Pois é o que vai acontecer. Tu e o teu grupo estão prestes a ser usados como mártires num atentado. Toca a usar o cérebro para escapar desta!


E depois de tanta diversão, descansar e comer é imperativo não? Deixamos aqui algumas referencias a nível da restauração.

Aproveita o tempo para visitar um pouco mais da nossa lindíssima cidade berço - O Castelo de Guimaraes é uma referencia importantíssima da nossa historia mas não te esqueças de passar pelo Paços dos Duques e o centro histórico… E para passares uma noite descansada, aqui ficam algumas sugestões de alojamento.


Next Stop: Esposende... It´s time to ‘XCAPE’





Em Esposende, o XCAPE dá-te a oportunidade de escolher entre 3 missões distintas - ou podes fazer as 3 de rajada, por que não? 😊


As 3 salas disponíveis estão classificadas com um nível médio de dificuldade. São elas:


Museum Heist: experiência como ladrão internacional de arte, tens?! É a tua oportunidade de ganhar! Junta uma equipa e rouba uma valiosa peça de arte para conseguires escapar desta sala;


Freak Circus: para ti que tens medo de palhaços... vais deixar de ter! A ideia é conseguires ultrapassar uma mistura de desafios aterrorizantes e puzzles desafiantes!


Anonymous: O planeta Terra está sobrelotado e as entidades governamentais encarregaram o grupo Anonymous de fazer uma seleção!


Os mais novos tem agora uma nova sala - Academia dos jovens detetives, criada especialmente para os mais pequenos - 6 - 12 anos. Podem deixar os filhos a divertir-se enquanto jogam as outras salas!


Somos suspeitos, mas o acolhimento tem sido excelente tanto pelos mais experientes, como por quem jogou pela primeira vez, pelo que não podes mesmo deixar de visitar!

Se quiseres ficar por Esposende sugerimos o Esposende Guest House ou em Fão, o Apúlia Hotel ou o Spot Hostel. Garantimos que irão ser muito bem recebidos! Em Fão está também o nosso restaurante favorito da região - Rita Fangueira, mas há muito por onde escolher da gastronomia local.





De Esposende a Barcelos é um tirinho – com outro Xcape à tua espera.




É verdade! o Xcape tem mais duas salas de fuga disponíveis para ti, desta feita em Barcelos.


Inauguradas em Julho de 2022, estas são seguramente as mais recentes do país e merecem certamente uma visita! (mas somos suspeitos 😉).


O quarto: O que seria uma excelente noite de diversão com amigos é agora um pesadelo. Será este estranho quarto o último lugar nas vossas vidas?


o laboratório: A vossa visita de estudo a um laboratório de investigação clínica estava a correr muito bem até que a vossa guia desmaia de forma inexplicável...será que consegues sair a tempo de pedir ajuda?


A cidade de Barcelos tem conhecido um crescimento muito significativo graças à sua universidade e merece seguramente uma visita ao seu centro histórico para “beber” um pouco da sua cultura. Para comer sugerimos sem dúvida o restaurante Turismo ou os Petiscos da Ruela, mesmo aqui ao lado. … e tem várias opções de alojamento à disposição e para todos os bolsos.




Escapada doce em Viana do Castelo... na Fábrica de Chocolate!


Vais entrar na Fábrica de Chocolate... achas que vai ser doce? Temos dúvidas! Tens que encontrar uma receita de chocolate do avô Lima, que acabou de morrer! Uma receita absolutamente incrível que está escondida na antiga fábrica de chocolate que vai ser demolida em... 60 minutos!! Toca a escapar... mas com a receita na mão! 😊


Em Viana do Castelo tens ainda óptimos locais para aproveitar a gastronomia local e, claro, se precisares de alojamento também nao faltam boas referencias.


Se te apetecer conhecer um pouco a cidade, sugerimos o Monte de Santa Luzia , onde podes disfrutar de uma vista incrível, visitar a Basílica e claro, aproveitar a natureza.



Em direção ao norte, passando a fronteira para mais jogos de fuga!


Três é a conta que Deus fez!


Esperamos que tenhas gostado das nossas sugestões para o Norte de Portugal mas está na altura de atravessar a fronteira e seguir viagem.


Em Vigo temos não uma, mas três salas de fuga para te dar a conhecer... e que vão abrilhantar a tua road trip!


Ainda antes de conheceres as salas, deixamos a sugestão de pesquisares os 10 melhores restaurantes em Vigo e ainda, teres em conta as opções de alojamento à escolha


Vamos às salas?




"Codigo Oculto": um espaço com três salas para jogar: Encadenados, La Fábrica de Chuches e El Joyero de la Abuela.






- "Passroom Escape": aqui encontras duas salas para te divertires em grupo. Offline e Sherlock se Viste de Negro.





- "Wicca Escape Room": Uma cabana perdida na floresta e uma bruxa que gosta de transformar pessoas em ratos. Já estás convencido ou sentes um nó no estômago? Aqui tens um bónus: 75 minutos para escapar. Esta é seguramente a sala que nos gerou mais curiosidade e que vamos mesmo visitar!






De Vigo a Santiago de Compostela... para o Eskapark!


Há 4 salas para descobrires no Eskapark! Deves ter em atenção que algumas são para maiores de 18 anos. São elas:


1. Alkatraz Medieval - Em meados do século XV, foste condenado à morte pelo inquisidor mais importante e agora... tens que escapar à fogueira!


2. La caja diabólica - Tens a missão de proteger o pequeno Lucas que não consegue dormir sem o seu ursinho de peluche e pensa que um palhaço o quer roubar.


3. Alkatraz Classic - És declarado culpado e fostre preso na famosa prisão de São Francisco.


4. Origen - Genesis Corporation é uma empresa líder em investigação genética e está perto de descobrir o ADN da primeira célula humanóide. O objetivo é obtê-la antes deles!


E por que nao aproveitar a gastronomia espanhola na tua passagem por Santiago de Compostela. O The Fork deixa-te alguma sugestoes de restaurantes da zona. E se nunca foste a Santiago estiveres com ideias de ficar por lá e aproveitar para conhecer. Se te demorares mais um pouco, o alojamento também fica garantido.


O espaço Eskpark existe também em Vigo. Antes de rumares a Santiago podes passar por lá, até porque existem mais 4 salas diferentes que podes conhecer.






E assim chegamos ao fim da nossa tour! Esperamos que tenha despertado a tua curiosidade em conhecer algumas (ou todas) destas salas! Depois ficamos a aguardar pela tua opinião!

Se já estiveste em algum destes espaços, porque não partilhar a tua experiência? ;-)









83 visualizações0 comentário